dc.description.abstract |
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a formação do educador realizada
no contexto do Programa Brasil Alfabetizado. Tem como objetivo principal refletir
sobre os processos de formação inicial e continuada, ocorridos no referido
Programa, na intenção de perceber a contribuição desta base formativa para os
educadores que atuam ou irão atuar na alfabetização e escolarização dos jovens e
adultos. O estudo, de natureza bibliográfica, situou-se no universo do Programa
Brasil Alfabetizado, na cidade de Guarabira, no período de 2013 à 2014, e, através
dele, lançamos um olhar a importância destas formações para a prática educativa
dos alfabetizadores. Tomamos como base as leituras teóricas e metodológicas
sobre a EJA e sobre o Programa Brasil Alfabetizado, através de autores como:
SANTOS (2012), FURTADO (2008), CRUZ (2014), MACHADO (2008), PRADA
(1995), LIBANEO (2001), ALBUQUERQUE (2004), VASCONCELLOS (2008), MELO
(2010), SAUL (2012) e OLIVEIRA (2011), entre outros, que ofereceram suporte para
essa pesquisa. Os resultados reforçaram a importância da formação para uma
atuação mais qualificada dos docentes da EJA. No entanto, a análise desta
experiência nos fez refletir sobre os limites encontrados no Programa Brasil
Alfabetizado e na formação por ele oferecida, impossibilitando a construção de uma
didática crítica e reflexiva, capaz de favorecer o processo de ensino e aprendizagem
dos jovens e adultos no seu direito de aprender ao longo da vida. |
pt_BR |