UEPB - Repositório Digital

A formação dos educadores da Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir do programa Brasil Alfabetizado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cosme, Maria Rosália Rocha
dc.date.accessioned 2016-04-11T17:44:21Z
dc.date.available 2016-04-11T17:44:21Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9407
dc.description COSME, M. R. R. A formação dos educadores da Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir do programa Brasil Alfabetizado. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a formação do educador realizada no contexto do Programa Brasil Alfabetizado. Tem como objetivo principal refletir sobre os processos de formação inicial e continuada, ocorridos no referido Programa, na intenção de perceber a contribuição desta base formativa para os educadores que atuam ou irão atuar na alfabetização e escolarização dos jovens e adultos. O estudo, de natureza bibliográfica, situou-se no universo do Programa Brasil Alfabetizado, na cidade de Guarabira, no período de 2013 à 2014, e, através dele, lançamos um olhar a importância destas formações para a prática educativa dos alfabetizadores. Tomamos como base as leituras teóricas e metodológicas sobre a EJA e sobre o Programa Brasil Alfabetizado, através de autores como: SANTOS (2012), FURTADO (2008), CRUZ (2014), MACHADO (2008), PRADA (1995), LIBANEO (2001), ALBUQUERQUE (2004), VASCONCELLOS (2008), MELO (2010), SAUL (2012) e OLIVEIRA (2011), entre outros, que ofereceram suporte para essa pesquisa. Os resultados reforçaram a importância da formação para uma atuação mais qualificada dos docentes da EJA. No entanto, a análise desta experiência nos fez refletir sobre os limites encontrados no Programa Brasil Alfabetizado e na formação por ele oferecida, impossibilitando a construção de uma didática crítica e reflexiva, capaz de favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos jovens e adultos no seu direito de aprender ao longo da vida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Programa Brasil Alfabetizado pt_BR
dc.title A formação dos educadores da Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir do programa Brasil Alfabetizado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta