Resumo:
Nos últimos anos estudos e pesquisas científicas desenvolvidos por todo o mundo,
vêem apontando um aumento progressivo na incidência de mortes e morbidades
ocasionadas por causas externas e clínicas, que em sua grande maioria poderiam
ser potencialmente evitados se no momento do ocorrido fosse prestados as vítimas,
técnicas básicas de Atendimento Pré-Hospitalar. Com o intuito de proporcionar uma
maior abrangência na realização deste tipo de atendimento no Brasil, uma vez que,
em razão do seu extenso território um vasto percentual da população, ainda não se
encontra totalmente abrangida pelo suporte oferecido pelo SAMU. Propomos na
pesquisa em questão, o ensino de Técnicas Básicas de Atendimento Pré-Hospitalar
em escolas públicas brasileiras, especificamente aos alunos que estejam cursando o
ensino médio, na busca por saber se havia a necessidade deste ensino, se estes
alunos em seu cotidiano tinham contado com situações onde o atendimento referido
fosse necessário e se estes sabiam realizar as manobras e procedimentos básicos
em APH. Nos empenhamos na busca por estas respostas, utilizando como local
para pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Jerônimo
Lawren, no Município de Santa Luzia – PB, onde não existe base de atendimento do
SAMU. Foi utilizado um formulário de pesquisa como instrumento principal para
coleta de dados. Os resultados da pesquisa constataram a participação ou
presença da maioria dos entrevistados em alguma situação de emergência, porem
esta maioria ficou dividida entre os que não souberam o que fazer no momento do
incidente e uma minoria que realizou um atendimento de forma erronia. Todavia,
todos os entrevistados se manifestaram a favor do ensino de técnicas básicas de
APH na escola em que estudam, tendo em vista a importância do APH, sua
contribuição para salvar vidas e a falta deste serviço nas regiões onde os
entrevistados vivem.
Descrição:
NÓBREGA, T. R. M. de A. Atendimento pré-hospitalar: ensino de técnicas básicas em escolas estaduais de nível médio. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.