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Formação escolar das crianças de um assentamento: um estudo na perspectiva dos movimentos sociais e da educação do campo

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dc.contributor.author Santos, Andreza Rodrigues dos
dc.date.accessioned 2016-04-19T15:35:54Z
dc.date.available 2016-04-19T15:35:54Z
dc.date.issued 2015-02-28
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9444
dc.description SANTOS, Andreza Rodrigues dos. Formação escolar das crianças de um assentamento: um estudo na perspectiva dos movimentos sociais e da educação do campo. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho monográfico teve como tema: “Formação escolar das crianças de um assentamento: Um estudo na perspectiva dos movimentos sociais e da educação do campo”. A proposta deste trabalho foi analisar a relação entre educação escolar e o processo de militância social das crianças do assentamento. Tratou-se de resultado de uma pesquisa de campo, caracterizada como qualitativa. A metodologia utilizada inspirou-se no estudo de caso, uma vez que discute a experiência de educação escolar de alunos de um assentamento. Como fundamentação teórica nos direcionamos aos estudos deArroyo e Fernandes (1999); Caldart (2004); Wrublevskie Vendramin e (2009) e Freire (2013).Os resultados obtidos revelam que, apesar das muitas vitórias alcançadas pela Educação do Campo, ainda há um longo caminho a caminhar, situações a serem superadas como a criação de mais escolas do campo e ações nas escolas da cidade que viabilizem o fortalecimento das crianças inseridas em movimentos sociais na luta por direitos. O que foi percebido na pesquisa é que, apesar da escola da cidade trabalhar tentar adequar-se a realidade das crianças, ainda fica um abismo que separa dois mundos, pois dentro das escolas urbanas estudadas não há professores com formação em educação do campo, nem inseridos em movimentos sociais, além disso, essas crianças são minoria em sala de aula, e até sentem vergonha de serem identificadas como militantes, desfavorecendo toda a luta que deveria encontrar apoio em um ensino voltado para o universo delas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Morgana Lígia de Farias Freire pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Movimentos sociais pt_BR
dc.title Formação escolar das crianças de um assentamento: um estudo na perspectiva dos movimentos sociais e da educação do campo pt_BR
dc.type Other pt_BR


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