Resumo:
Ensinar a ler e a escrever na atualidade torna-se um desafio. Pois, ainda temos marcas de um ensino voltado às práticas pedagógicas automáticas que não auxiliam o aluno a elaborar seu próprio conhecimento, que servem exclusivamente repetisse o que aprendeu. Nesse sentido o interesse em investigar as dificuldades de leitura e escrita, surgiu a partir da experiência como docente numa escola, na qual identificamos que alguns docentes reclamam da real situação de seus discentes, no que se refere à leitura e escrita. Identificando a relevância de se discutir sobre as dificuldades alusivas à leitura e à escrita apresentamos por meio deste estudo um relato teórico sobre o desenvolvimento da competência de leitura e de escrita dos alunos. Desta forma, podemos dizer que nosso trabalho foi introdutório, pois delimitamos singelamente o objeto de estudo. E sua classificação quanto aos meios de investigação foi à pesquisa bibliográfica e quanto aos fins foi à investigação exploratória. Destacam-se os pressupostos teóricos que suscitam a verdadeira importância da leitura, bem como a necessidade primordial de sua prática no cotidiano escolar.
Descrição:
SILVA, Jacineide Virgínia Borges Oliveira da. Dificuldades na leitura e escrita. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]