UEPB - Repositório Digital

A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Evyllaine Matias Veloso
dc.date.accessioned 2016-04-19T15:38:58Z
dc.date.available 2016-04-19T15:38:58Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9446
dc.description FERREIRA, Evyllaine Matias Veloso. A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografia. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho cujo título “A Literatura de Cordel como recurso didático no Ensino de Geografia”aborda de forma tangível a proposta de utilizar como recurso didático nas aulas de Geografia, a literatura de cordel. Torna-se relevante, pois, favorece a valorização da cultura, a qual os cordéis, desenvolvem um grande manifesto da cultura popular nordestina.Tendo como objetivo principalutilizar a literatura de cordel no ensino de Geografia, como um recurso didático para reconhecer a cultura nordestina, dinamizar as aulas, fugindo do tradicionalismo para desenvolver a aptidão da leitura e criticidade.Sabendo-se que a literatura de cordel é de grande importância educacional, estabelecendo a ligação entre os saberes da Geografia acadêmica, escolar e informacional. Na educação escolar os cordéis são pouco utilizáveis, por isso, propomos o resgaste cultural e informacional deste recurso, nas aulas de Geografia. Buscamos através da pesquisa bibliográfica, a partir das teorias de Santos (1988), Cavalcanti (2006), Oliveira (1998), Pontuska (2009), Filizola(2009)entre outros, identificar os problemas da Geografia ensinada de forma tradicional e evidenciar a importância dos (as) docentes de procurar estratégias e recursos didáticos que favoreçam a aprendizagem,a correlação dos conteúdos com as experiências vivenciadas pelos discentes e aulas dinâmicas, utilizando os cordéis. Que este trabalho proporcione aos docentes da Geografia, estratégias eficazes do ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Simone Joaquim Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.title A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta