UEPB - Repositório Digital

Formação docente e ensino de Matemática: contribuições do PNAIC e do PIBID na construção de práticas significativas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Vanda Maria Felix
dc.date.accessioned 2016-04-19T15:41:36Z
dc.date.available 2016-04-19T15:41:36Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9449
dc.description BARBOSA, Vanda Maria Felix. Formação docente e ensino de matemática: contribuições do PNAIC e do PIBID na construção de práticas significativas. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo analisar os programas educacionais Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para compreender como tais políticas estão contribuindo para melhoria da qualidade do ensino de Matemática na escola pública. O estudo evidencia a organização e o funcionamento das formações de professores. Discute a implantação dos direitos de aprendizagem no Ciclo de Alfabetização, como também apresenta os cinco direitos básico que devem ser contemplados no processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, demonstra como o PIBID de Matemática está (res)significando as práticas educativas e colaborando para a formação dos bolsistas que atuam na Escola Estadual José Leite de Sousa. A partir das discussões, notase que o ensino de matemática esta passando por uma reformulação pedagógica que leva em consideração as práticas sociais nos processo de aprendência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.title Formação docente e ensino de Matemática: contribuições do PNAIC e do PIBID na construção de práticas significativas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta