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O ensino de filosofia no ensino médio a partir da especificidade da filosofia

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dc.contributor.author Santos, Marcos Marcílio dos
dc.date.accessioned 2016-04-19T23:31:12Z
dc.date.available 2016-04-19T23:31:12Z
dc.date.issued 2014-12-10
dc.identifier.other CDD 100
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9459
dc.description Santos, M. M. dos. O ensino de filosofia no ensino médio a partir da especificidade da filosofia. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A compreensão do que vem a ser filosofia e sua finalidade, bem como seu ensino, demanda muito estudo e reflexão, esta busca pelo conceito de filosofia ocupou boa parte da história da filosofia, em que vários pensadores procuraram definir suas concepções de filosofia, a própria questão o ―que é filosofia?‖ se configura por ser um problema filosófico. Nosso trabalho tem como objetivo oferecer elementos básicos para a compreensão desta disciplina em nosso contexto educacional, assim como apontamentos que nos permitem pensar a prática docente e os desafios que precisam ser enfrentados no projeto de consolidação desta disciplina no escopo educacional brasileiro e, sobretudo, a contribuição efetiva da filosofia na educação brasileira. Nosso trabalho tem como referenciais metodológicos a pesquisa bibliográfica e, para lançar luzes sobre o nosso problema, estabelecemos os seguintes objetivos: refletir sobre a filosofia e seu ensino a partir de sua especificidade, apontar alguns rumos para um melhor ensino de Filosofia no Ensino Médio, bem como indicar conceitos básicos a partir de pensadores e estudiosos que lidam com esta problemática. Consideramos que a atividade do docente em Filosofia deve ter sua raiz na especificidade da filosofia como fonte originária no desenvolvimento de tal atividade, vemos que a escola pública é o espaço privilegiado, para a consolidação e vitalização da filosofia. Igualmente, ressaltamos a importância cultural e política do professor de Filosofia, pois, este o responsável mais direto para pela mediação entre o aluno e o saber filosófico, tendo claros os limites impostos pelas condições em que atua, a fim de evitar falsas expectativas que acabam causando frustrações e desânimo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valmir Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title O ensino de filosofia no ensino médio a partir da especificidade da filosofia pt_BR
dc.type Other pt_BR


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