Resumo:
Introdução. Quando um indivíduo recebe a notícia de que terá que submeter-se a um
procedimento cirúrgico, automaticamente fica focalizado nas implicações deste evento em sua
vida. A doença, o diagnóstico, a necessidade da cirurgia e a internação pós operatória, como
forma de tratamento, significam que a saúde do mesmo pode está comprometida, exigindo,
portanto, uma reação de enfrentamento. O cliente pode apresentar um alto nível de estresse e
também desenvolver sentimentos que interfiram e atuem negativamente em seu estado
emocional, tornando-o vulnerável e dependente. Diante dessa realidade, o seu bem-estar físico,
emocional, espiritual e biopsicossocial deve constituir como um dos principais objetivos dos
profissionais que lhe assiste. Objetivo geral. Analisar a percepção do cliente no pós- operatório
imediato relacionada a experiência cirúrgica. Objetivos específicos. Investigar aspectos
biopsicossociais, espirituais e os impactos físicos e emocionais relativos ao processo cirúrgico
e a repercussão dos mesmos na vida social do indivíduo. Metodologia. Trata-se de um estudo
qualitativo, exploratório e descritivo de investigação, realizado no Hospital de Emergência e
Trauma Dom Luíz Gonzaga Fernandes, na cidade de Campina Grande. Os dados foram
coletados mediante entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com auxílio de um gravador
de voz e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardim. Discussões dos
resultados. Inicialmente foram descritos os motivos pelos quais os clientes foram submetidos
a determinados procedimentos cirúrgicos. Foi visto que a situação cirúrgica despertou nestes
sentimentos variados como tristeza, ansiedade, medo, alívio e até mesmo a fé e alguns
apresentaram percepções negativas e outros percepções positivas acerca da assistência
hospitalar recebida no POI. O desejo de ficar bem e a necessidade da realização do
procedimento cirúrgico configuram-se como as principais estratégias de enfrentamento
encontradas por estes indivíduos. Percebe-se que alguns conseguem discorrer sobre os impactos
decorrentes da cirurgia e outros não, pois ainda não tinham sido informados e ao mesmo tempo,
para alguns foram fornecidas orientações sobre os cuidados pós-operatórios e para outros não.
De forma geral, todos os participantes esperam com o processo cirúrgico receber alta,
recuperar-se e que haja a resolutividade de sua condição de saúde. Alguns relatam eu esperam
voltar a viver normalmente na sociedade e outros apresentam dificuldades por apresentarem
alguma doença crônica. Uma parte dos clientes encontra-se satisfeita com a cirurgia e outra
encontra-se insatisfeita porque a cirurgia tinha sido cancelada inúmeras vezes. Conclusão. O
processo cirúrgico é, em geral, uma situação complexa, podendo desencadear sentimentos,
percepções, expectativas e satisfações variáveis, que pode afetar os estados biopsicossociais,
espirituais, físicos e emocionais do indivíduo, exigindo uma reação de enfrentamento. É
necessário que a equipe de enfermagem ofereça uma assistência com qualidade ao cliente
cirúrgico, envolvendo não só o preparo físico como também o estabelecimento e
desenvolvimento de diversas ações e cuidados de acordo com a especificidade de cada
indivíduo.
Descrição:
OLIVEIRA, P. A. de. Pós-operatório imediato: A visão do cliente relacionada à experiência da cirurgia. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.