Resumo:
A integração ou a inclusão de estudantes portadores de algum tipo de deficiência no
sistema regular de ensino é uma das questões mais discutidas na área da educação
hoje no nosso país, necessitando de aprimoramento. O presente trabalho teve por
objetivo principal entender a preparação dos docentes da E.E.E.F.M. JOÃO DA
SILVA MONTEIRO em Gado Bravo – PB, para receber estudantes portadores de
necessidades especiais, especulando-se acerca de cursos de capacitação, pósgraduação
ou
formação continuada. A tipologia utilizada neste trabalho foi uma
pesquisa qualitativa, o meio para obtenção dos dados foi através da realização de
uma pesquisa bibliográfica e entrevista aos professores através de perguntas
fechadas e abertas. De acordo com a entrevista constatou-se que a maior parte dos
professores entende que a educação inclusiva é voltada para portadores de algum
tipo de deficiência com a inclusão desses em escolas regulares, e que a educação
inclusiva precisa ser aprimorada de forma a dar oportunidades de socialização sem
haver discriminação. A falta de estrutura adequada e a carência de capacitação para
trabalhar com o público em questão foram uns dos problemas apresentados. Foi
unânime entre os entrevistados a ausência de treinamento voltado para o ensino de
alunos portadores de necessidades especiais, além disso, todos afirmaram que a
escola não dispõe de recursos didáticos pedagógicos voltados para alunos com
deficiência. Através deste estudo foi possível conhecer a qualificação profissional
dos professores da instituição compreendendo seus pontos de vista acerca da
temática. Como também, constatar a necessidade da participação do corpo docente
da referida instituição em alguma capacitação ou formação continuada.
Descrição:
SANTOS, J. J. dos. Preparação dos docentes da E.E.E.F.M. João da Silva Monteiro em Gado Bravo - PB, para receber estudantes portadores de necessidades especiais. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.