Resumo:
As aulas práticas são estratégias metodológicas que facilitam a concepção dos estudantes em
detrimento da teoria, mas ainda existem dúvidas no que diz respeito a sua eficácia. Com isso
esse trabalho tem como objetivo avaliar como uma metodologia de ensino pode interferir na
aprendizagem dos estudantes, principalmente no tocante à necessidade de associar a teoria
com sua prática. Buscando analisar o desenvolvimento cognitivo entre os estudantes do curso
de Biologia (licenciatura e bacharelado) que participaram das aulas práticas de biofísica, foi
aplicado um questionário com doze situações que levavam à associação de ideias. Na
metodologia avaliamos os rendimentos dos estudantes nos diferentes turnos, e os aprendentes
avaliaram as aulas práticas ministradas por meio de conceitos atribuídos e justificados. No
resultado percebe-se alternadas escalas de rendimentos dos participantes nos diferentes turnos,
bem como o conceito das aulas práticas. Conclui-se que o ensino é realmente eficiente quando
o aluno observa na prática aquilo que é explicado pela teoria, o que faz a atuação prática em
sala de aula de biologia ser um dos procedimentos pedagógicos mais indicados para esse
componente curricular.
Descrição:
AGRA, G. K. R. Percepção de grupo de estudantes do curso de Ciências Biológicas acerca da abordagem prática dos conteúdos de biofísica. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.