Resumo:
Com o avanço da tecnologia, temos contato com vários tipos de imagens diariamente, também
através de livros, revistas, jornais, dentre outros meios de comunicação escrita , e para melhor
contato e entendimento se faz necessária a leitura dessas imagens, como propõe Kress e Van
Leeuwen (2006), que fazem essa leitura baseados em três funções: representacional,
interacional e composicional. A presente pesquisa objetiva apresentar o significado de
mensagens visuais, através da gramática do design visual, demonstrando o contexto das
imagens e os sentidos trabalhados pelos exercícios do livro didático de língua
portuguesa Diálogo. Para atingir o proposto, a metodologia utilizada quanto aos
procedimentos foi a documental e quanto aos objetivos, optou-se pela pesquisa descritiva e
explicativa. Foram escolhidas cinco seções do LD Diálogo, sendo duas do sexto ano e três do
oitavo para serem analisadas de acordo com as funções acima citadas . Foram coletadas
informações disponibilizadas em alguns artigos referentes à leitura visual baseados na teoria
de Kress e Van Leeuwen, as quais servirão de suporte para a realização de nossa mon ografia.
O livro didático Diálogo trabalha a multimodalidade em diversos cenários,com participantes
envolvidos em diversas situações, representados de acordo com seus posicionamentos, ações,
além da iluminação e tons de cores que marcam alguns participantes. As imagens são
trabalhadas pelo LD, de maneira que o leitor possa descobrir seus significados, através de
suas temáticas. Com as análises feitas, percebemos o quanto é importante interagirmos com as
imagens para podermos conhecer seus significados, elevando a importância da leitura de
imagens que deve e precisa ser trabalhada e discutida em sala de aula. No que se refere aos
exercícios propostos aos alunos nas cinco imagens da seção Dialogando com a imagem, o
significado representacional é trabalhado consideravelmente, deixando a desejar quanto aos
significados interpessoal e composicional.
Descrição:
AIRES, A. T. Q. A multimodalidade no ensino de língua portuguesa: aspectos de leitura de imagens no livro didático Diálogo. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras /Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.