UEPB - Repositório Digital

Uso de tecnologias digitais móveis no ambiente escolar: integrar ou proibir?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Monteiro, Hiatanderson da Silva
dc.date.accessioned 2016-04-25T15:23:47Z
dc.date.available 2016-04-25T15:23:47Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.334
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9507
dc.description MONTEIRO, H. S. Uso de tecnologias digitais móveis no ambiente escolar: integrar ou proibir? 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia apresenta um estudo que analisa a visão dos professores e alunos referente à utilização das Tecnologias Digitais Móveis (TDM) como recurso pedagógico. A investigação realizada teve abordagem quanti-qualitativa, com opção metodológica pelo estudo de caso, com três unidades de análise. Participaram do universo da pesquisa 58 (cinquenta e oito) alunos de 3 (três) escolas localizadas na cidade de Patos-PB, do 3° ano do período matutino, dos níveis de ensino médio e médio-técnico, bem como 14 (quatorze) professores que lecionavam nas mesmas escolas. Utilizou-se como embasamento teórico as reflexões de Jenkins (2008), Merije (2012) e Póvoas (2013) que abordam sobre a era da convergência e a cultura da mobilidade, Moura (2009, 2010, 2011), Fonseca (2013) e Souza (2012) que versam sobre a utilização das TDM como ferramenta pedagógica, bem como Lígia (2013), Santaella (2008) e Rocha (2012) que tratam sobre a educação ubíqua. Como resultado, foi constatado que mesmo diante da proibição dos celulares em sala, pela Lei Estadual n° 8. 949, de 03 de novembro de 2009, alguns professores permitem seu uso em sala e já utilizaram como recurso pedagógico. O estudo revelou ainda o grande interesse dos alunos na utilização desse recurso no processo de ensino-aprendizagem, e crença do potencial do celular para apoio ao estudo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais móveis pt_BR
dc.subject Ferramenta pedagógica pt_BR
dc.subject M-learning pt_BR
dc.title Uso de tecnologias digitais móveis no ambiente escolar: integrar ou proibir? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta