dc.contributor.author |
Santos, Jaian Tales Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-25T15:24:28Z |
|
dc.date.available |
2016-04-25T15:24:28Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-12 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.334 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9509 |
|
dc.description |
SANTOS, J. T. G. A Robótica Educacional como Metodologia de Integração do Currículo do Ensino Médio. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa-ação acerca da robótica educativa no
ensino médio, tendo como ferramenta de análise de dados a realização de um projeto desenvolvido
na Escola Padre Jerônimo Lauwen, na cidade de Santa Luzia, Paraíba, com os alunos das três anos
do ensino médio. A pesquisa ocorreu no período letivo de 2012 e 2014, quando foram realizadas
atividades de produção e simulação de robôs, utilizados na intenção de integrar as diferentes
disciplinas do currículo. A utilização da robótica proporcionou o estudo de teorias físicas, químicas
e matemáticas, quando foram trabalhadas diferentes ferramentas, como a robótica com sucata e kits
de robóticas educativa. Para embasamento teórico da presente pesquisa, foram utilizados as ideias
de Papert, Teixeira e Silva. Como ferramenta de avaliação dos trabalhos foi analisado a participação
estudantil, sua assimilação da robótica às disciplinas do currículo escolar e seu desenvolvimento
escolar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Robótica Educativa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio Integral |
pt_BR |
dc.subject |
Integração Curricular |
pt_BR |
dc.title |
A Robótica Educacional como Metodologia de Integração do Currículo do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |