Resumo:
Este trabalho analisa como a estrutura o romance La Hija del caníbal (1997) de Rosa Montero, se constitui a partir da parodia da novela policial e da novela de formação, à vez que sua diégesis está orientada à busca de autoconhecimento pela protagonista Lucía Romero, que aos quarenta anos enfrenta o medo da velhice, da falta de comunicação nas relações pessoais, da instabilidade profissional e o medo da morte. De modo que este trabalho tem como objetivo analisar os mecanismos construtivos da paródia no romance, e como ditos desdobramentos paródicos potencializam, também, o debate com respeito a aspectos sociais e individuais no âmbito representado – a sociedade espanhola por volta de 1990. O recurso paródico também confere voz e importância à mulher, na história narrada, feito que põe em debate seu lugar enquanto indivíduo na Espanha contemporânea. Aborda-se o tema da paródia neste estudo especialmente a partir da perspectiva de Hutcheon (1989, 1993), que defende que a paródia potencializa a repetição com distância crítica, o qual oferece ao texto paródico uma condição singular, porque ao mesmo tempo reconhece a importância dos textos e discurso parodiados e marca a diferença.
Descrição:
Rocha, A. C. de O. La parodia de la novela policíaca y la novela de formación en La hija del caníbal de Rosa Montero. 2014. 75f. Monografia (Especialização em Língua e Literatura Espanholas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.