Resumo:
A crise socioambiental atualmente enfrentada pelo mundo é eminentemente uma crise de percepção inadequada. O objetivo geral do trabalho foi analisar a percepção ambiental dos professores de uma instituição de ensino médio inovador da rede pública estadual, visando refletir a dimensão ambiental nas novas propostas de práticas escolares. O trabalho corresponde a uma pesquisa quanti-qualitativa realizada com 21 educadores. Aplicaram-se questionários semi-estruturados e perscrutou-se o Projeto Político Pedagógico do ano letivo de 2014. Constatou-se que a maioria dos docentes pesquisados tem uma visão utilitarista do meio ambiente, destacando a preservação para os recursos fornecidos ao ser humano; enxergam as potencialidades e os problemas que envolvem o lugar onde vivem; há influência da disciplina que lecionam com suas práticas e estas revelam suas percepções; verificou-se que a reestruturação do currículo do ProEMI não favoreceu a inserção da dimensão ambiental na instituição de ensino, o currículo que se propunha inovador, que atendesse as necessidades da escola e da comunidade ainda é centrado na educação tradicional e na percepção inadequada. É necessário motivar e suscitar mudanças efetivas para a inserção da dimensão ambiental no currículo para que este contribua para a formação de escolas e territórios sustentáveis
Descrição:
ALMEIDA, Danielly Silva Ramos. Percepção ambiental de professores de uma escola do ensino médio inovador: uma reflexão sobre a dimensão ambiental nas práticas escolares. 2015. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.