UEPB - Repositório Digital

As novas tecnologias da informação e comunicação e o uso pedagógico dos tablets no Ceja Funcionários II – João Pessoa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Rúbia Gonçalves
dc.date.accessioned 2016-05-03T18:23:34Z
dc.date.available 2016-05-03T18:23:34Z
dc.date.issued 2016-04-29
dc.identifier.other CDD 658.401 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9572
dc.description ARAÚJO, Rúbia Gonçalves. As novas tecnologias da informação e comunicação e o uso pedagógico dos tablets no Ceja Funcionários II – João Pessoa. 2015. 47f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. pt_BR
dc.description.abstract As tecnologias, especialmente aquelas ligadas aos processos de comunicação, tem influenciado cada vez mais no desenvolvimento das relações sociais na atualidade, inclusive nos processos educacionais. Tendo como referência essa configuração, essa pesquisa objetiva analisar a compreensão dos professores acerca das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, considerando as possibilidades das mesmas para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Tendo em vista a concretização desse objetivo, a discussão se encaminha, inicialmente, por uma reflexão teórica acerca da influencia das TIC nas relações sociais na atualidade, especialmente no que se refere ao uso das mesmas nos processos de ensino. A seguir, discute as questões relacionadas à formação de professores e sua influência na incorporação ao fazer didático-pedagógico em sala de aula, inclusive com uma reflexão sobre as políticas públicas relacionadas aos processos de formação. Por fim, tendo como referência a elaboração de uma pesquisa empírica, com base na aplicação de questionários com os professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos em João Pessoa – PB analisamos a compreensão dos mesmos em relação às TIC e seus possíveis usos no processo de ensino. A pesquisa apresentou dados que permitem afirmar que apesar dos professores compreenderem a importância das ferramentas tecnológicas para o processo de ensino, pouco uso se faz das mesmas em sua pratica pedagógica diária. Reflete-se, dessa forma, que esse quadro aponta para uma formação deficiente em relação a tais tecnologias, o que se configura como um problema, principalmente devido à atual política de distribuição de aparatos eletrônicos nas escolas públicas. Essa configuração compromete o desenvolvimento de processos de ensino significativos em função das demandas de formação de cidadãos para o contexto atual pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marlene Macario de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.title As novas tecnologias da informação e comunicação e o uso pedagógico dos tablets no Ceja Funcionários II – João Pessoa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta