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Políticas públicas educacionais para a educação do campo em Santa Rita – PB e seus desafios na contemporaneidade

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dc.contributor.author Moreira, Vânia de Fátima Lima Carneiro Lemos
dc.date.accessioned 2016-05-03T18:27:54Z
dc.date.available 2016-05-03T18:27:54Z
dc.date.issued 2016-04-29
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9581
dc.description MOREIRA, Vânia de Fátima Lima Carneiro Lemos. Políticas públicas educacionais para a educação do campo em Santa Rita – PB e seus desafios na contemporaneidade. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia apresenta uma análise das políticas públicas educacionais da educação do campo no município de Santa Rita-PB. Além de realizar um levantamento das normativas que tratam da Educação do Campo; apresentar a estruturação e a organização desta, como também caracterizar os programas e ações integrados nas políticas públicas para Educação do Campo no referido município. Ainda analisa a aplicabilidade dos programas para Educação do Campo. Esta é entendida como uma atividade de ensino apenas, porém ela é mais que isso, uma vez que se constitui em um ato político e educativo formando cidadãos protagonistas de sua história. Além disso, a educação do campo poderá ocorrer em seu contexto formal da educação básica ou pela educação informal por meio dos sindicatos, organizações não-governamentais, grupos políticos, movimentos sociais, dentre outros. Para a realização deste trabalho foi utilizada como metodologia a pesquisa exploratória. Para a coleta de dados foi empregado um questionário semiestruturado composto de 10 questões. Como sujeitos da pesquisa elegeu oito profissionais da secretaria de educação do município de Santa Rita, sendo estes: gestores, professores e técnicos que atuam na área da educação do campo no município de Santa Rita- PB. Para os estudos contemplamos e nos valemos de autores como Caldart, Ferreira e Brandão; Bernardo, Pereira e Paulo Freire. Os resultados alcançados apontam para a necessidade de se fortalecer estas políticas, além um melhor direcionamento das mesmas para o município de Santa Rita. Constatamos que os profissionais conhecem as diretrizes operacionais e acreditam nas políticas públicas, bem como acham importante a utilização de práticas pedagógicas que valorizam a cultura e o modo próprio de vida dos sujeitos do campo. No entanto através da aplicação do questionário foi detectado a falta de implementação efetiva destas políticas públicas no referido município pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Germana Alves de Menezes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Políticas públicas educacionais para a educação do campo em Santa Rita – PB e seus desafios na contemporaneidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


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