Resumo:
O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica que objetivou discutir a diversidade sexual no processo histórico da sociedade desde o período pré-histórico aos dias atuais, e a implicação desta no pensamento e comportamento dos indivíduos em relação à sexualidade. Além disso, analisa-se as implicações desta diversidade no processo educativo e de orientação sexual de crianças e adolescentes, pela família e pela escola, verificando ainda os documentos norteadores da orientação sexual escolar, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em sua última parte, este elenca o processo histórico da discussão sobre a diversidade sexual no cenário acadêmico na formação inicial de professores e a mudança de práticas de pesquisa sobre a temática no espaço acadêmico brasileiro a partir das pesquisas Guacira Lopes Louro. Verifica-se ainda em seu último capítulo a prática docente em sala de aula e os processos responsáveis pela execução e entraves da orientação sexual em sala de aula. Assim este trabalho se revela como importante ferramenta bibliográfica pessoal, social, e educacional no que diz respeito à formação e à prática docente em relação as demandas de sexualidade vivenciadas dentro e fora do espaço escolar
Descrição:
AMORIM, Luiz Gustavo Tenório. Educação e sexualidade – da história da sexualidade à prática docente. 2014. 38f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.