Resumo:
A presente dissertação versa sobre a Educação a Distância e o desafio da formação de professores. Buscou-se explicitar em que medida o modelo didático-tecnológico utilizado pelo sistema de EaD será capaz de formar professores com as competências exigidas para enfrentar os novos desafios que se impõem. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico por tratar-se de um estudo teórico e conceitual, com técnica de pesquisa de documentação indireta e método de abordagem dedutivo. Inicialmente apresentou-se o marco conceitual, a evolução histórica e legal da educação a distância, seguindo-se da apresentação das mídias eletrônicas que vieram proporcionar uma variedade de recursos comunicacionais e estão modificando o ambiente educacional; dedicou-se espaço à apresentação de material sobre a formação de professores, enfocando-se a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a prática política pedagógica docente e o papel do professor de EaD. Após o estudo, chegou-se ao entendimento de que o modelo didático-tecnológico empregado pela EaD só terá êxito na formação de professores, caso consigam manter um trabalho em conjunto entre as equipes e especialistas, responsáveis pela formação, e os líderes da equipe de profissionais que demandam por esta formação. Convém também discutir as intenções e metas do trabalho, mantendo-se uma articulação entre a experiência dos especialistas e respectivos pressupostos teórico-metodológicos com o conhecimento da realidade apresentada pelos líderes dos profissionais a serem formados
Descrição:
XIMENES, Maria Isabel Assis Leite Rolim. Educação a distância: perspectiva para a formação de professores. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.