dc.description.abstract |
O seguinte trabalho foi realizado na Escola de Ensino Médio e Técnico Prefeito Oswaldo Pessoa, localizada no bairro Ernani Satyro, em João Pessoa, PB, com o intuito de analisar as principais dificuldades dos alunos de Ensino Médio na disciplina de Física, e auxiliar os professores da área a suprir essas dificuldades. O estudo foi realizado com 162 alunos dos turnos manhã, tarde e noite, das séries 1º, 2º e 3º anos das turmas A. Foi aplicado um questionário de caráter investigativo contendo seis questões abertas, no qual os alunos poderiam expor suas dificuldades e ideias para o seu melhor desenvolvimento na disciplina. A análise das questões foi realizada selecionando as principais respostas dadas pelos alunos, proporcionando, dessa maneira, um estudo mais específico sobre os principais problemas encontrados pelos alunos, possibilitando, assim, um diagnóstico preciso dos resultados obtidos. Com os dados da pesquisa concluímos que as maiores dificuldades estão relacionadas com os cálculos matemáticos e a ausência de aulas práticas. Outro resultado apresentado pela pesquisa é que a relação da Física com o cotidiano do discente torna o seu aprendizado mais interessante |
pt_BR |