Resumo:
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, que aborda itens importantes como
horta pedagógica, educação do campo, evasão escolar e experiência de prática pedagógica na Educação do Campo, realizado na Escola de Ensino Fundamental 21 de Abril, localizada na zona rural do Município de Sapé-PB. Essa escola vivencia o desenvolvimento da Educação do Campo através de oficinas do Programa do Governo Mais Educação. O objetivo da pesquisa mostrar a viabilidade da implantação de hortas pedagógicas para servir de laboratório vivo para o estuda das questões ambientais. Trabalhando a interdisciplinaridade, a horta pedagógica poderá favorecer a permanência dos alunos na escola, diminuindo a evasão escolar. Em estudos realizados no Assentamento 21 de Abril, onde a escola está inserida e recebe o mesmo nome, baseado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e na monografia da terra a fim de resgatar a história da instituição e da vida do povo camponês. É inovadora essa prática pedagógica para o cotidiano dos professores campesino, rever valores sociais e ambientais, no intuito de adquirir novos saberes
Descrição:
SILVA, Severina Pedro da . Horta pedagógica: metodologia diferenciada no controle da evasão na escola do campo 21 de abril do município de Sapé - PB. 2014. 30f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.