UEPB - Repositório Digital

A utilização do audiovisual como intervenção metodológica no processo de ensino e aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Sérgio Fernandes Dias dos
dc.date.accessioned 2016-05-03T18:48:07Z
dc.date.available 2016-05-03T18:48:07Z
dc.date.issued 2016-04-29
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9595
dc.description SANTOS,Sérgio Fernandes Dias dos. A utilização do audiovisual como intervenção metodológica no processo de ensino e aprendizagem. 2015. 38f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A ciência e a tecnologia, através da velocidade das informações, têm atravessado barreiras e atingindo diretamente quase todos os setores da sociedade, inclusive as salas de aula, tornando importante a existência de pesquisas que busquem entender as transformações do século XXI. O objetivo deste trabalho foi compreender qual a importância da utilização do audiovisual como intervenção metodológica no processo de ensino e aprendizagem, a partir do experimento vivenciado por discentes e docentes durante a construção do projeto Mestres da Educação 2013. A pesquisa se aproximou de um estudo de caso, e sua metodologia se pautou na aplicação de questionários, consulta bibliográfica sob o viés da semiótica, pesquisa eletrônica digital e no pragmatismo que culminou com o exercício prático no campo a partir da utilização de equipamentos de áudio e vídeo. O registro imagético foi realizado por alunos da Escola Estadual Imaculada Conceição, durante as aulas da disciplina de Geografia. Eles registraram em audiovisual a problemática do lixo doméstico no bairro de Jacaré, em Cabedelo–PB. O exercício prático evidenciou a necessidade de dar aos discentes a oportunidade de mostrarem seu olhar acerca de temas que estão diretamente ligados ao seu cotidiano. Como resultado, foi construído um vídeo que passa a servir de apoio pedagógico aos docentes da unidade de ensino. Constatou-se, ainda, que a inserção dos recursos audiovisuais no cotidiano escolar é importante para o ensino-aprendizagem, sendo a prática o elo que torna palpável as ideias concebidas pelos alunos durante as aulas teóricas pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Candido Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Semiótica pt_BR
dc.subject Audiovisual pt_BR
dc.subject Registro imagético pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A utilização do audiovisual como intervenção metodológica no processo de ensino e aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta