dc.contributor.author |
Santos, Sérgio Fernandes Dias dos |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-03T18:48:07Z |
|
dc.date.available |
2016-05-03T18:48:07Z |
|
dc.date.issued |
2016-04-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9595 |
|
dc.description |
SANTOS,Sérgio Fernandes Dias dos. A utilização do audiovisual como intervenção metodológica no processo de ensino e aprendizagem. 2015. 38f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A ciência e a tecnologia, através da velocidade das informações, têm atravessado barreiras e atingindo diretamente quase todos os setores da sociedade, inclusive as salas de aula, tornando importante a existência de pesquisas que busquem entender as transformações do século XXI. O objetivo deste trabalho foi compreender qual a importância da utilização do audiovisual como intervenção metodológica no processo de ensino e aprendizagem, a partir do experimento vivenciado por discentes e docentes durante a construção do projeto Mestres da Educação 2013. A pesquisa se aproximou de um estudo de caso, e sua metodologia se pautou na aplicação de questionários, consulta bibliográfica sob o viés da semiótica, pesquisa eletrônica digital e no pragmatismo que culminou com o exercício prático no campo a partir da utilização de equipamentos de áudio e vídeo. O registro imagético foi realizado por alunos da Escola Estadual Imaculada Conceição, durante as aulas da disciplina de Geografia. Eles registraram em audiovisual a problemática do lixo doméstico no bairro de Jacaré, em Cabedelo–PB. O exercício prático evidenciou a necessidade de dar aos discentes a oportunidade de mostrarem seu olhar acerca de temas que estão diretamente ligados ao seu cotidiano. Como resultado, foi construído um vídeo que passa a servir de apoio pedagógico aos docentes da unidade de ensino. Constatou-se, ainda, que a inserção dos recursos audiovisuais no cotidiano escolar é importante para o ensino-aprendizagem, sendo a prática o elo que torna palpável as ideias concebidas pelos alunos durante as aulas teóricas |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria José Candido Barbosa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica |
pt_BR |
dc.subject |
Audiovisual |
pt_BR |
dc.subject |
Registro imagético |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A utilização do audiovisual como intervenção metodológica no processo de ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |