Resumo:
Durante o componente curricular de estágio supervisionado a Universidade tenta preparar o graduando para exercer seu papel como professor. O estágio nas escolas da rede pública de ensino auxilia o estudante de licenciatura a ter a primeira experiência e através deste processo relaciona a teoria e a prática. A pesquisa por sua vez, aponta para uma revisão da compreensão da prática pedagógica no modelo educacional adotado em muitas escolas públicas e/ou privadas no Brasil. Entende-se que, essa prática funciona como mobilizadora de saberes profissionais para a construção do conhecimento que é dado pelos discentes através do esforço teórico e prático de estabelecer a importância essencial da pesquisa para o horizonte de oportunidades e de desenvolvimento na vida pessoal e profissional do professor. O objetivo desse artigo consistiu numa revisão da compreensão da prática pedagógica no âmbito da educação, buscando nortear o planejamento do ensino a partir da pesquisa, do uso da literatura e do contato com a escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo (Estadual da Liberdade), localizada na cidade de Campina grande – PB, durante o turno da noite, na turma do primeiro ano do ensino médio, no período de Setembro a Outubro de 2012, através das aulas de estágio supervisionado proporcionadas através do componente curricular da Universidade. Durante este período foram realizadas atividades de observação, regência, participação e colaboração em algumas atividades escolares.
Descrição:
Brito, L. R. de. A importância do estágio e da pesquisa na formação de professores de geografia: reflexões a partir da rede pública de ensino de Campina Grande - PB. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.