dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a concepção dos professores da Educação Infantil sobre o papel das emoções no desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade, investigar sobre a relação professor – criança no contexto da educação infantil e refletir sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade. Elegemos, como interlocutores para discutir e analisar os dados autores como Wallon (1995), Piaget (1983), Galvão (2001) Dantas (1992) e outros. Participaram da pesquisa seis professoras de educação infantil. Elegemos uma metodologia de caráter qualitativo, portanto nos utilizamos da técnica de entrevista semi-estruturada, cuja fala das participantes foram gravadas e transcritas na íntegra, e analisadas, através do método de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa nos indicam que as professoras consideram a dimensão afetiva muito importante na educação infantil, pois percebem o afeto como fundamental e importante para o desenvolvimento da criança. Ademais, reconhecem que as emoções são uma forma de comunicação da criança, desde os primeiros meses de vida. Por fim, consideram importante a relação afetiva na educação infantil. |
pt_BR |