UEPB - Repositório Digital

A prática avaliativa no 1º ciclo do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Monica Cristina da Cunha
dc.date.accessioned 2016-05-03T23:29:23Z
dc.date.available 2016-05-03T23:29:23Z
dc.date.issued 2014-11-01
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9612
dc.description Santos, M. C. da C. A prática avaliativa no 1º ciclo do Ensino Fundamental. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A avaliação fornece ao professor informações quanto a necessidade ou não de se efetuar mudanças e indicações quanto aos meios e direção em que devem ser efetivadas as mudanças necessárias. Nesse sentido, a avaliação não deve ser ponto de chegada, e sim de partida para construção de novos conhecimentos. Nesse processo, a análise do erro cometido pelo aluno fornece valiosos subsídios para o redirecionamento da proposta de trabalho. A avaliação deve ser o resultado não só de elementos específico, mas também de um registro contínuo, integral e dinâmico de todas as observações do professor a respeito do aluno. Por considerarmos que a avaliação em nossas escolas quase sempre tem se caracterizado por fragmentação e reprodução de conteúdo, o presente trabalho “A prática Avaliativa no 1º Ciclo do Ensino Fundamental" recomenda a adesão ao ensino contextualizado onde a avaliação deve ser vista como um diagnóstico contínuo e dinâmico para que realmente o aluno aprenda possibilitando a transformação social. Nosso estudo teve como objetivos averiguar as diferentes concepções dos professores, frente as mudanças acerca da prática avaliativa, bem como analisar o nível de conhecimento desses educadores associado também ás novas teorias ocorridas no nosso sistema avaliativo, os professores se preocupam muito com o Sistema de Ciclo, em que o aluno mesmo tendo sido avaliado e não atingido o desejado segue adiante dentro do ciclo. Para isto no município de Campina Grande foi adotado um projeto do MEC, chamado de PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), para ver se nossos alunos seguem realmente sem tanta dificuldade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A prática avaliativa no 1º ciclo do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta