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O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a leitura na educação infantil, considerando a ludicidade como elemento crucial nesse processo. Para isso, partimos dos seguintes questionarmos: Como tem sido as práticas de leitura na educação infantil? Estamos estimulando nossos educandos à prática da leitura? De que forma poderíamos facilitar o processo de leitura na educação infantil? A imprecisão sobre a especificidade desse nível de educação engendra práticas pedagógicas distorcidas, restritas, na maioria das vezes, somente ao ensino descontextualizado e mecanizado da leitura. Partindo desses pressupostos, entendemos a importância da ludicidade para o desenvolvimento da leitura da criança. Salientamos que os primeiros contatos da criança com o mundo da leitura devem ocorrer de forma prazerosa, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e, consequentemente, o gosto pela leitura. É por esse viés que a criança constrói conhecimento, de maneira simples e prazerosa. Como fonte teórica nos apoiamos nos estudos realizados por Lajolo (1982),Smolka (1993), Kleiman (1997), Sandroni e Machado (1998), Kaercher (2001), Gilda Rizzo (2001), Barros, Santos, Barbosa (2003), Maluf (2003), Fischer (2005), Groxko (2006), Atiê (2007), Oliveira e Queiroz (2009), Ostetto (2010), Percília (2012), dentre outros. |
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