dc.contributor.author |
Bezerra, Josinaldo de Pontes |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-04T17:30:27Z |
|
dc.date.available |
2016-05-04T17:30:27Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 363.728 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9619 |
|
dc.description |
BEZERRA, Josinaldo de Pontes. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: enfrentando as dificuldades nos problemas e soluções matemáticas. 2014. 43f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho investiga o ensino da Matemática, no contexto dos alunos do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assumiu como principal objetivo analisar as dificuldades apresentadas pelos alunos desta modalidade educativa, no que se refere à resolução dos problemas matemáticos, com vistas a refletir sobre o papel exercido pela prática pedagógica na superação dos limites encontrados. Participaram dessa pesquisa alunos do 2º ano do Ensino Médio, matriculados e freqüentando as aulas de uma escola pública da rede estadual paraibana. A metodologia de trabalho situou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, fazendo uso do questionário como instrumento de para a coleta de dados. Os resultados indicaram que os alunos da EJA reconhecem a importância do conhecimento matemático para melhor elucidar questões que enfrentam em seu cotidiano. Todavia, estes mesmos jovens e adultos apresentam limites de compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos, cujas dificuldades estariam relacionadas às práticas educativas tradicionais, pouco problematizadoras e que não oportunizam uma reflexão crítica dos conteúdos estudados na escola. A Educação de Jovens e Adultos, como uma modalidade da Educação Básica, requisita dos educadores especificidades para um agir metodológico que guie e oriente o caminho para a prática pedagógica eficaz no sentido de responder as demandas sociais contemporâneas. Os alunos da EJA devem ser instigados para perceber a Matemática em seu caráter prático, pois tanto os permitirá resolver problemas do seu dia-a-dia e exercer sua cidadania. O ensino e a aprendizagem da Matemática contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, que tem como objetivo os aspectos práticos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Verônica Pessoa da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: enfrentando as dificuldades nos problemas e soluções matemáticas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |