Resumo:
A evasão escolar é um problema crônico em todo Brasil, sendo muitas vezes indiferentemente assimilada e tolerada por escolas e sistemas de ensino. Está dentre os temas que historicamente fez parte dos debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira e que infelizmente, ainda ocupa até os dias atuais, espaço de relevância no cenário das políticas e da educação, em particular. Em face disto, as discussões acerca da evasão escolar, em parte, têm tomado como ponto central de debate o papel tanto da família quanto da escola em relação à vida escolar da criança. No que tange à educação, a legislação brasileira determina a responsabilidade da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso sócio-educacional. A despeito disto, o que se observa é que, a educação não tem sido plena no que se refere ao alcance de todos os cidadãos, assim como no que se refere à conclusão escolar vem adquirindo espaço nas discussões e reflexões realizadas pelo Estado e pela Sociedade civil, em particular, pelas organizações e movimentos relacionados à educação no âmbito da pesquisa educação infantil, e ao tema principal: a evasão escolar na educação infantil. Para tanto, fizemos uma vasta pesquisa bibliografia.
Descrição:
SILVA, Glicia Paulo Bernado da. Evasão escolar na educação infantil. 2014. 51f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.