Resumo:
Este trabalho tem por objetivo discutir as novas tecnologias da educação e como esta vem sendo enfrentada em sala de aula. Para isso, fomos a uma escola-campo, situada no bairro de Mangabeira, na cidade de João Pessoa, com o objetivo de não só apenas discutir a importância das TIC’s (Tecnologia da Informação e Comunicação), contrapondo com a realidade encontrada na escola pública, bem como com as dificuldades, limitações e práticas docentes. Objetivando traçar um panorama da educação, fizemos uma breve contextualização de como a educação encontra-se em meio a tantas mudanças sociais oriundas de transformações políticas que culminaram a partir da CF (1998); LDB (1996); PCN (1998); estudos de Bakhtin sobre interação/ linguagem e dialogismos; Filósofos da educação como Piaget, Vygotsky; Nóvoa e outros. Para podermos concluir os nossos capítulos teóricos abordaremos a TIC, dentro da proposta do ProInfo ( Programa Federal) e como está sendo efetivada dentro da prática docente de uma escola pública de João Pessoa.
Descrição:
SANTOS, Gilvamarque Pereira dos. O papel do docente frente às dificuldades educacionais e o trabalho com as TIC’s em uma escola estadual de João Pessoa. 2014. 43f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.