dc.contributor.author |
Justino, Francisco das Chagas |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-05T12:32:26Z |
|
dc.date.available |
2016-05-05T12:32:26Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9630 |
|
dc.description |
JUSTINO, Francisco das Chagas. As comunidades juvenis (tribos urbanas) na sociedade pós – moderna: uma busca por aceitação, adequação e inclusão no ambiente escolar. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este documento estuda as dificuldades encontradas pelos jovens pertencentes às comunidades juvenis das cidades, também denominadas “tribos urbanas”, relacionadas à sua adequação às regras e comportamentos pré-estabelecidos nas escolas. Serão abordados os principais tipos de “tribos” existentes nas cidades e o contexto histórico do surgimento desses agrupamentos juvenis, além de caminhos e propostas para solucionar seus problemas de integração. Foi realizada uma revisão da literatura relacionada ao tema, tomando como base para o referencial teórico, autores como Maffesoli (1998), Freire (1986) e Dayrell (1996), dentre outros que abordam a temática da educação de grupos de jovens e sua inclusão. O objetivo principal deste trabalho é através da analise das dificuldades de inclusão de membros desses grupos nas escolas e da investigação de seu comportamento apontar caminhos que levem a criação de ambientes escolares onde todos possam ser aceitos e ter as mesmas possibilidades de desenvolvimento. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Mônica de Lourdes Neves Santana |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tribos urbanas |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Adequação |
pt_BR |
dc.subject |
Integração |
pt_BR |
dc.title |
As comunidades juvenis (tribos urbanas) na sociedade pós – moderna: uma busca por aceitação, adequação e inclusão no ambiente escolar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |