Resumo:
A questão da leitura sempre foi bastante abordada por vários estudiosos. Sabendo da sua importância para a vida de qualquer pessoa, buscou-se utilizar o ambiente da biblioteca como um espaço de incentivo à leitura dos alunos das escolas públicas. O referido trabalho teve como objetivo principal propor medidas que possam aproximar o aluno à biblioteca escolar, assim como, analisar como a leitura é trabalhada e incentivada em sala de aula. Para tanto, foram utilizadas algumas pesquisas bibliográficas, como: Freire (1989), Minayo (2009), Richardson (1985), Faria (2005), entre outros. A pesquisa bibliográfica foi realizada com o intuito de compreender as ideias de outros autores sobre o tema abordado; já a pesquisa de campo utilizou como instrumento, um questionário aplicado aos professores do ensino fundamental I da Escola Estadual Claudina Mangueira de Moura, que permitiu averiguar as informações necessárias para a conclusão deste trabalho, além de ter havido uma conversa informal com alguns alunos, a fim de compreender as suas concepções relacionadas ao tema em questão. Através da pesquisa, foi possível constatar que a leitura é algo de imensurável importância para qualquer indivíduo, porém não é uma atividade considerada agradável para a maioria dos alunos, mas os professores em sala de aula buscam sempre usar ferramentas para demonstrar o inestimável valor do ato de ler. Foi possível perceber também que a biblioteca escolar, quando bem adaptada e adequada ao público que atende, é o espaço preferido dos educandos, quando trabalhada atividades de leitura
Descrição:
SILVA, Fernanda Domingos Martins. Biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura. 2014. 62f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.