UEPB - Repositório Digital

Os desafios da inserção das tecnologias de informação e comunicação no âmbito escolar: um estudo na E.E.E.F.M. Professora Luzia Simões

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Martins, Greyce Michelinne Rocha
dc.date.accessioned 2016-05-05T12:40:10Z
dc.date.available 2016-05-05T12:40:10Z
dc.date.issued 2016-05-04
dc.identifier.issn CDD 658.401 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9636
dc.description MARTINS, Greyce Michelinne Rocha. Os desafios da inserção das tecnologias de informação e comunicação no âmbito escolar: um estudo na E.E.E.F.M. Professora Luzia Simões. 2014. 29f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Reconhecendo que o processo educativo está ligado diretamente a evolução pela qual a sociedade vem sofrendo, faz-se necessário observar a postura do docente frente ao momento atual, como bem entender as dificuldades que estes encontram no percurso que leva ao ensino-aprendizagem. Tendo contato direto com docentes, através do convívio em um espaço escolar, viu-se que alguns docentes apresentam dificuldades relacionadas ao uso de tecnologias. Despertando assim, a seguinte questão: quais são os desafios encontrados pelos professores com a inserção tecnológica no âmbito escolar? Buscando responder essa questão, neste trabalho será discutido, o olhar do docente para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC’s) em sala de aula, pontuando as dificuldades encontradas pelos docentes, com o intuito de compreender os principais fatores que levam a estas. Foi realizada revisão bibliográfica com enfoques nas discussões de Kensky, Freire, Ramos, Neri, Prensky, Sancho, Castells, Werthein, Corrêa, Beuren e Gil, e em seguida, avançou-se para a pesquisa exploratória, de caráter quali-quantitativo. Com a finalidade de coleta de dados, foi aplicado questionário aos docentes de uma instituição de ensino pública. A partir da análise e resultados provenientes, observa-se a necessidade de maiores discussões sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica de Lourdes Neves Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia de Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.title Os desafios da inserção das tecnologias de informação e comunicação no âmbito escolar: um estudo na E.E.E.F.M. Professora Luzia Simões pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta