dc.description.abstract |
Reconhecendo que o processo educativo está ligado diretamente a evolução pela qual a sociedade vem sofrendo, faz-se necessário observar a postura do docente frente ao momento atual, como bem entender as dificuldades que estes encontram no percurso que leva ao ensino-aprendizagem. Tendo contato direto com docentes, através do convívio em um espaço escolar, viu-se que alguns docentes apresentam dificuldades relacionadas ao uso de tecnologias. Despertando assim, a seguinte questão: quais são os desafios encontrados pelos professores com a inserção tecnológica no âmbito escolar? Buscando responder essa questão, neste trabalho será discutido, o olhar do docente para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC’s) em sala de aula, pontuando as dificuldades encontradas pelos docentes, com o intuito de compreender os principais fatores que levam a estas. Foi realizada revisão bibliográfica com enfoques nas discussões de Kensky, Freire, Ramos, Neri, Prensky, Sancho, Castells, Werthein, Corrêa, Beuren e Gil, e em seguida, avançou-se para a pesquisa exploratória, de caráter quali-quantitativo. Com a finalidade de coleta de dados, foi aplicado questionário aos docentes de uma instituição de ensino pública. A partir da análise e resultados provenientes, observa-se a necessidade de maiores discussões sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito escolar. |
pt_BR |