UEPB - Repositório Digital

Ensino religioso: importância e desafios nas escolas públicas brasileiras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Edvaldo Silva dos
dc.date.accessioned 2016-05-05T12:42:39Z
dc.date.available 2016-05-05T12:42:39Z
dc.date.issued 2016-05-04
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9639
dc.description SANTOS, Edvaldo Silva dos. Ensino religioso: importância e desafios nas escolas públicas brasileiras. 2014. 66f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Notório é o fato de que o Ensino Religioso faz parte da vida do brasileiro e, consequentemente da sua formação e educação, desde a colonização, já que na história da educação brasileira as instituições religiosas e o processo educativo sempre estiveram em uma constante relação. E, sabendo-se que a atividade educacional seja ela de qual tipo for, jamais pode ter apenas consequências privadas, por ser o indivíduo e o cidadão a mesma pessoa, este trabalho analisa como vem ocorrendo a inserção do Ensino Religioso na escola pública brasileira, abordando inicialmente a relação existente entre Religião e Estado através do tempo e as suas conseqüências na formação atual do educando e da sociedade de uma maneira geral. Com pesar, verifica-se que ainda não foi encontrada solução para o problema latente, no que diz respeito à profissionalização de professores; entendimento por parte dos gestores das políticas estaduais, e a completa falta de compreensão dos diretores das escolas e também por parte dos professores de outras disciplinas, em não concordarem que existe uma real importância para que seja ministrada a disciplina e não tão somente que complemente a carga horária de professores de disciplinas consideradas afins. É de se esperar ser aumentada a preocupação com o tipo de formação deverá possuir o profissional que irá lecionar a disciplina e incentivo à sua formação continuada, por esta razão, será visto a opinião de especialistas na área em estudo, objetivando respeitar a diversidade e as diferenças sócio-religiosas dos aluno pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraia Carvalho de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.title Ensino religioso: importância e desafios nas escolas públicas brasileiras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta