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Evasão escolar no 1° ano do ensino médio do turno noturno da escola José Lins do Rêgo

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dc.contributor.author Henrique, Carlos Alberto
dc.date.accessioned 2016-05-05T12:43:29Z
dc.date.available 2016-05-05T12:43:29Z
dc.date.issued 2016-05-04
dc.identifier.other CDD 371.291 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9640
dc.description HENRIQUE, Carlos Alberto. Evasão escolar no 1° ano do ensino médio do turno noturno da escola José Lins do Rêgo. 2014. 27f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A evasão escolar no Brasil é um problema antigo, que perdura até hoje. Apesar dessa situação ainda existir no Ensino Fundamental, atualmente, o que chama atenção é o número de alunos que abandonam o Ensino Médio. A evasão escolar ocorre em todas as regiões do Brasil, e também não se trata de um problema somente de algumas instituições de ensino, no entanto pode se dizer que afeta principalmente as classes mais desfavorecidas da sociedade. Uma vez que, alunos de baixa renda na maioria das vezes precisam deixar a escola para trabalhar, gerando desta forma a evasão escolar. A evasão escolar no Brasil não é um problema novo. Porém o que está preocupando atualmente é o crescente número de alunos que abandonam o Ensino Médio. Merecem ser pontuados fatores, como: o convívio familiar conflituoso, a má qualidade do ensino, a desmotivação dos próprios alunos, e até a desmotivação por parte de muitos professores, que em consequência ministram aulas desinteressantes. Diante de tudo isso, é importante ressaltar que a evasão está relacionada não apenas à escola, mas também à família, às políticas de governo e ao próprio aluno. Estes fatores fazem com que os alunos do Ensino Médio deixem de acreditar que a escola contribuirá para um futuro melhor, já que a educação que recebe é precária em relação ao conteúdo, à formação de valores e ao preparo para o mundo do trabalho. Atribuir culpados para a evasão escolar não é uma forma fácil, uma vez que nesse contexto surgem inúmeras situações envolvidas direta e indiretamente. Diante de tudo isso, vem à angústia de quem se preocupa com a problemática da evasão escolar, e em consequência surgem questionamentos, como por exemplo, será que a maneira como a escola organiza suas atividades escolares está sendo atrativa para seus alunos, outro fator que deve ser levado em consideração é a atitude da família em relação aos estudos escolares de seus filhos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar por meio das respostas de oito professores do turno noite que lecionam nas primeiras séries do Ensino Médio as prováveis causas da evasão escolar na Escola Estadual José Lins do Rego, em João Pessoa /PB pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima F. Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Evasão Escolar pt_BR
dc.subject Qualidade de ensino pt_BR
dc.subject Alunos pt_BR
dc.title Evasão escolar no 1° ano do ensino médio do turno noturno da escola José Lins do Rêgo pt_BR
dc.type Other pt_BR


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