UEPB - Repositório Digital

O uso das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Flávia Izabele de
dc.date.accessioned 2016-05-05T12:44:25Z
dc.date.available 2016-05-05T12:44:25Z
dc.date.issued 2016-05-04
dc.identifier.other CDD 372.358
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9641
dc.description SOUSA, Flávia Izabele de. O uso das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva discutir sobre as novas tecnologias no cenário educacional. Baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação traz para o processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais e as metodologias, até os modelos conceituais da aprendizagem. Pergunta-se, então: como utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para melhorar o processo ensino-aprendizagem? O objetivo foi de investigar práticas pedagógicas efetivas que melhorem a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. Os dados foram coletados por meio de um questionário sobre o uso das TICS na prática pedagógica, dirigido aos educadores das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Odilon Alves Pedrosa e Joaquim Braz Pereira, onde se faz uma reflexão sobre o uso das tecnologias nas escolas, ressaltando sua importância para aumentar o interesse, a participação e a motivação dos alunos, uma aprendizagem mais significativa e aulas produtivas e dinâmicas, para facilitar a problematização dos conteúdos. Evidencia-se, também, a necessidade de formação e do aperfeiçoamento dos educadores quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que eles assumam o papel de facilitadores da construção do conhecimento pelo estudante, e não, meros transmissores de informações. Conclui-se que o uso das tecnologias contribui sobremaneira para a produção do conhecimento e a melhoria do processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.title O uso das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta