Resumo:
A cidadania, educação e a exclusão estiveram e estão em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por nega-lhe a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada. O presente trabalho visa a pretensão de estimular o debate acerca do grave problema da falta de assistência educacional de qualidade no nosso sistema de ensino. Em que as pessoas estão submetidas as ineficácia e aos baixos padrões da prática escolar na rede pública. Através da utilização do método dedutivo e em pesquisa exclusivamente bibliográfica. Será utilizada pesquisas bibliográficas, por ser constituído principalmente de artigos científicos, livros, dicionários e enciclopédias em geral. Sendo utilizada dessa maneira a técnica de pesquisa de documentação indireta. Portanto, a formação do ser humano começa na família, onde se tem início um processo de humanização e libertação; é um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado, e bem cedo a escola participa desse processo. Com o conhecimento adquirido na escola, o aluno se prepara para a vida. Passa a ter o poder de se transformar e de modificar o mundo onde vive
Descrição:
SILVA, Edilene Gomes da. Relação entre educação, cidadania e exclusão. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.