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As competências pedagógico-digitais necessárias ao trabalho na modalidade EAD: vivências na plataforma MOODLE

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dc.contributor.author Lima, Josiel Roma de
dc.date.accessioned 2016-05-05T13:04:48Z
dc.date.available 2016-05-05T13:04:48Z
dc.date.issued 2016-05-04
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9646
dc.description LIMA, Josiel Roma de. As competências pedagógico-digitais necessárias ao trabalho na modalidade EAD: vivências na plataforma MOODLE. 2014. 70f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda a temática do emprego de recursos tecnológicos digitais de informação e comunicação em processos formativos de professores da educação básica. O seu objetivo geral foi analisar a participação dos profissionais de educação da rede pública de ensino da Paraíba quanto a aspectos do campo das competências pedagógico-digitais necessárias ao trabalho na modalidade EaD, via plataforma Moodle, da disciplina Tecnologias Educacionais de um curso de Especialização. Para isso, empregou-se a metodologia da pesquisa documental interpretativista, em uma abordagem qualiquantitativa, visando à triangulação dos dados. O corpus é composto de sessenta e sete questionários e relatórios de notas de oferta e reofeta da disciplina Tecnologias Educacionais. Para fundamentação teórica, utilizamos Almeida (2004), Belloni (2001), Moran (2009), entre outros. Os resultados obtidos apontam, de modo geral, para um quadro em que o professor cursista, embora sensível à importância da utilização dessas tecnologias para seu exercício laboral, ainda apresente certas restrições quanto ao relacionamento com o emprego dos equipamentos computacionais, sobretudo no que tange ao uso do computador e da navegação na internet enquanto recursos para sua formação profissional, e que ainda ele teve precária ou nenhuma formação específica em tecnologias educacionais durante seus cursos iniciais para a prática do magistério. Embora o professor cursista tenha considerado o trabalho mediado pela plataforma Moodle como fácil, ele detinha pouca experiência na modalidade Educação a Distância, bem como, escassos conhecimentos acerca das ferramentas disponibilizadas pelo ambiente Moodle, o que, de forma geral, parece ter explicado o fato de os professores cursistas apresentaram uma vivência dificultada na plataforma Moodle pelas limitações no campo das competências pedagógicodigitais, a tal ponto de, para alguns deles, o recebimento de ajuda, por parte de outra pessoa possuidora de mais familiaridade e habilidade com os equipamentos computacionais, ter sido considerado fundamental para o cumprimento das atividades na sala de aula virtual da plataforma Moodle e, consequentemente determinante na obtenção de aprovação na disciplina. Conclui-se que, para alguns professores cursistas, ficaram evidentes que as limitações nas competências pedagógico-digitais necessárias ao trabalho na modalidade Educação a Distância foram significativas ao ponto de comprometerem sua autonomia na realização das atividades disponibilizadas no ambiente Moodle pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eliete Correia dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ead pt_BR
dc.subject Moodle pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title As competências pedagógico-digitais necessárias ao trabalho na modalidade EAD: vivências na plataforma MOODLE pt_BR
dc.type Other pt_BR


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