Resumo:
No ensino de Ciências e Biologia, várias são as possibilidades e os materiais a serem utilizados como recursos didáticos, devido a grande proximidade dos assuntos com o cotidiano dos alunos. No entanto, mesmo depois das várias mudanças que ocorreram e que vem ocorrendo na educação brasileira, ainda é muito forte a tendência de currículos tradicionais, sendo necessário o uso de experimentos e demonstrações, entre outros recursos palpáveis e audiovisuais. Este trabalho teve como principal objetivo descobrir e analisar os motivos que levam a não utilização de recursos didáticos nas aulas de Ciências e Biologia pelos docentes, como também discutir sobre a importância do uso de recursos didáticos para a aprendizagem dos educandos. A pesquisa foi realizada através de questionários aplicados à direção e aos alunos dos níveis fundamental (47 alunos) e médio (42 alunos) de duas escolas da rede estadual de ensino, como também a professores (6 participantes) atuantes nas escolas públicas participantes da pesquisa ou não. Com isso, verificou-se que as escolas, mesmo disponibilizando de muitos materiais e ambientes importantes e necessários à realização de aulas mais dinâmicas, continuam a ter dificuldades na execução das mesmas, fazendo pouco uso de recursos didáticos diversificados
Descrição:
ARAÚJO, Cínthia Menezes Lima Ramos. A importância dos recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.