Resumo:
O estudo aqui analisado, parte do princípio que, são poucos os professores da área de exatas e ciências da natureza, do nível médio da rede pública estadual, que fazem o uso do laboratório experimental de ciências em suas escolas. Portanto, é de grande importância descobrir o que motivou esses professores a utilizarem os laboratórios de suas escolas diante das inúmeras barreiras encontradas. Esse estudo objetivou conhecer as motivações e dificuldades na utilização do laboratório de Ciências pelos professores das escolas públicas estaduais da cidade de Cabedelo/PB e suas implicações na redefinição de sua identidade enquanto professor. Esse estudo foi realizado com professores que ministram as disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática de três escolas estaduais na cidade de Cabedelo/PB, através da aplicação de questionários com perguntas objetivas e subjetivas onde foram feitas perguntas que norteiam o uso dos laboratórios de ciências em suas escolas e sobre o que mudou no modo de pensar e agir enquanto professores. Os resultados aqui alcançados nos dá uma ideia de como anda o ensino das disciplinas das áreas em estudo, relacionados a essas escolas. Isso nos levou a conclusões que, o nosso sistema educacional precisa ser reformulado com urgência. E no que diz respeito ao uso do laboratório o qual é extremamente importante na formação do aluno, precisa-se repensar com responsabilidade, através de critérios rigorosos e analíticos para uma possível mudança no modo de utilizar esse recurso tão importante para o desenvolvimento das ciências e da educação em nosso país. Não é mais aceitável que os laboratórios das escolas públicas se tornem locais desocupados, desanimados ou que sirvam de depósitos. Precisamos mudar essa realidade, e tornar os nossos laboratórios em ambientes de pesquisa e de desenvolvimento científico
Descrição:
VASCONCELOS, Ideilton de Souza. Os laboratórios de ciências nas escolas públicas estaduais e sua utilização. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.