Resumo:
Apresenta o marketing de serviços como uma ferramenta estratégica a ser utilizada pelas empresas que desejam diferenciar-se no setor ao qual estão inseridas através da qualidade na prestação de serviços. O marketing de serviços é trabalhado de forma distinta do marketing de bens, isto porque os serviços apresentam algumas características peculiares como a intangibilidade. Na perspectiva de tornar tangível a qualidade do serviço prestado as organizações trabalham, além dos 4 P’s propostos no marketing de bens, outros quatro elementos táticos, são eles: pessoas, processos, perfil e produtividade. Sendo assim, esse artigo se propõe a analisar como a empresa Plano de Assistência Familiar, prestadora de serviços funerários e que atua com a modalidade de planos assistenciais, trabalha seu composto de marketing na tentativa de alcançar um bom posicionamento perante seu mercado alvo. Para alcançar os resultados foi realizada um estudo de caso, entrevistou-se o gerente e uma amostra de 200 clientes. Após a realização da mesma pode-se concluir que a empresa detém um serviço que transparece qualidade, sendo esta afirmativa justificada pelo fato dos clientes terem relatado que o serviço possuí um preço justo, funcionários qualificados e ágeis, sendo ao mesmo atribuído uma avaliação entre excelente e muito bom. No entanto, também mostraram ser necessário um aprimoramento da sua promoção e do seu perfil, pois transparecem debilidades.
Descrição:
VERAS, J. G. F. de. Análise dos 8 P's do marketing de serviços na empresa Plano de Assistência Familiar. 2011. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.