UEPB - Repositório Digital

Leituras dialógicas de charges: uma experiência didática com alunos do 3º ano do Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Marcilon Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-05-06T13:01:09Z
dc.date.available 2016-05-06T13:01:09Z
dc.date.issued 2014-07-10
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9654
dc.description Brito, M. R. Leituras dialógicas de charges: uma experiência didática com alunos do 3º ano do Ensino Médio. 2014. 55f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa, vinculada ao tipo de pesquisa-ação, propusemos a realização de leituras dialógicas de charges numa proposta educativa para alunos do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Novo Milênio, situado na cidade de Campina Grande – PB. Partimos da seguinte questão-problema: qual o impacto, no tocante à formação de sujeitos leitores críticos, de ações didáticas que tenham o gênero charge como foco de discussão em aulas de leitura no Ensino Médio? Do ponto de vista dos objetivos assumidos destacamos como geral formar leitores críticos por meio de charges e específicos: refletir sobre a concepção dialógica da linguagem, instigar o aluno a conhecer o funcionamento da nossa língua por meio do gênero charge e proporcionar uma discussão crítica sobre os discursos mostrados no gênero em estudo, possibilitando, em aulas de leitura, a formação de sujeitos reflexivos. Nosso trabalho é pautado, bibliograficamente, na Análise Dialógica do Discurso (ADD), Bakhtin e o Círculo, e tem como objeto de estudo comentários escritos dos alunos sobre as charges trazidas no contexto da ação didática empreendida. Os resultados obtidos apontam que os comentários dos alunos mostraram-se num princípio evolutivo considerável, buscando, dialogicamente, em outros discursos uma interação de conhecimentos que foi além do esperado, para tanto, se relacionando com novas fontes de informação, construindo, assim, uma dialogicidade com outras fontes, outros textos e outros enunciados já citados, tanto na mídia como nas aulas, e até em conversas de amigos, numa espécie de compartilhamento de saberes e informações. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Manassés Morais Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dialogismo pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Língua - Comunicação pt_BR
dc.title Leituras dialógicas de charges: uma experiência didática com alunos do 3º ano do Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta