dc.description.abstract |
Nesta pesquisa, vinculada ao tipo de pesquisa-ação, propusemos a realização de leituras dialógicas de charges numa proposta educativa para alunos do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Novo Milênio, situado na cidade de Campina Grande – PB. Partimos da seguinte questão-problema: qual o impacto, no tocante à formação de sujeitos leitores críticos, de ações didáticas que tenham o gênero charge como foco de discussão em aulas de leitura no Ensino Médio? Do ponto de vista dos objetivos assumidos destacamos como geral formar leitores críticos por meio de charges e específicos: refletir sobre a concepção dialógica da linguagem, instigar o aluno a conhecer o funcionamento da nossa língua por meio do gênero charge e proporcionar uma discussão crítica sobre os discursos mostrados no gênero em estudo, possibilitando, em aulas de leitura, a formação de sujeitos reflexivos. Nosso trabalho é pautado, bibliograficamente, na Análise Dialógica do Discurso (ADD), Bakhtin e o Círculo, e tem como objeto de estudo comentários escritos dos alunos sobre as charges trazidas no contexto da ação didática empreendida. Os resultados obtidos apontam que os comentários dos alunos mostraram-se num princípio evolutivo considerável, buscando, dialogicamente, em outros discursos uma interação de conhecimentos que foi além do esperado, para tanto, se relacionando com novas fontes de informação, construindo, assim, uma dialogicidade com outras fontes, outros textos e outros enunciados já citados, tanto na mídia como nas aulas, e até em conversas de amigos, numa espécie de compartilhamento de saberes e informações. |
pt_BR |