Resumo:
A Educação em Direitos Humanos no Brasil começou no auge da ditadura militar, como forma de resistência a repressão. Ela está presente em toda atividade humana, sendo utilizada na educação como uma grande ferramenta para a formação da cidadania ativa, inclusiva e intelectual, universalizando os direitos fundamentais, promovendo relações harmoniosas, fomentando o respeito mútuo, cultivando a paz. Adotar a Educação em Direitos Humanos é tarefa muito árdua que requer mudanças na gestão escolar, nos currículos e nas metodologias de ensino. Professores e pedagogos devem ser treinados e capacitados nessa quebra de paradigmas, visualizando a escola como ambiente de formação de cidadãos cumpridores de seus deveres, que deem exemplos através de suas posturas, ajudando seus alunos a enfrentar as diversas violências, desigualdades e exclusões presentes nas escolas. Compreender que para uma escola ser democrática, tem como fundamento no plano político pedagógico a Educação em Direitos Humanos, como forma de desenvolvimento de uma consciência cidadã e desenvolva valores para toda uma vida, no qual contribuirá para uma sociedade mais justa e equilibrada
Descrição:
ARAÚJO, Antônio Inácio da Silva. A educação em direitos humanos como fundamento da cidadania. 2014. 46f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.