Resumo:
Estudo sobre as práticas do Laboratório de Geografia Escolar na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha em João Pessoa (PB). Busca-se, através de um estudo de caso da Escola, compreender a importância de suas atividades e potencialidades no auxílio ao processo ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia, desde a criação do seu Laboratório em 2011 até o ano de 2014. A iniciativa de pesquisar essas atividades partiu da necessidade de avaliar a prática dos professores de Geografia, bem como a motivação desses professores e dos alunos, principalmente, nas aulas dessa disciplina escolar. A metodologia consta de pesquisa bibliográfica sobre educação, com as teorias de Moacir Gadotti e pesquisa participativa e de campo, utilizando-se de questionários com perguntas objetivas para colher depoimentos de alunos e professores envolvidos no contexto escolar, leituras especializadas, fichamentos, bem como a vivência e a experiência da atividade de docência. Como resultados pode-se apresentar que esta experiência torna-se significativa a partir do momento que ela possibilita obter algumas respostas a respeito da funcionalidade do laboratório e da importância de se utilizar um espaço como esse na disciplina de Geografia. Constata-se, também, o quanto o Laboratório de Geografia potencializa a disciplina e contribui para a construção do conhecimento, promovendo a aproximação de alunos e professores com materiais concretos e temas relacionados ao objeto de estudo da Geografia através das práticas que estimulam a sua participação
Descrição:
PEIXOTO, Luiz Mangueira. Cartografia de saberes: laboratório de geografia escolar, uma experiência na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.