Resumo:
A proposta deste trabalho é abordar a importância da utilização do Núcleo do Ensino a distância na sede da Secretaria Estadual de Educação na Paraíba. Nesse sentido, o principal objetivo é avaliar essa ferramenta e metodologia educacional a distancia como mediação para a capacitação dos Servidores da Secretaria da Educação na Paraíba. Mediante os recursos da Tecnologia da Informação e da comunicação e do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Moodle do Núcleo de Ensino a Distância. O estudo adotou o método de estudo de caso e o método qualitativo com o objetivo de coletar e analisar os dados por meio da aplicação de questionário e estruturado com quinze perguntas em escala gradual. O questionário aplicado visou conhecer o perfil dos funcionários como também a identificação das suas necessidades com relação a capacitação, treinamento, a utilizando do moodle já consolidado e funcional da própria secretaria. Ao término do trabalho, a pesquisa revelou que embora a maioria dos entrevistados conhecerem a modalidade do ensino a distância, existe uma demanda significativa que não conhece o ambiente virtual do núcleo a distancia da Secretaria de Educação e que considera essa modalidade eficiente e capaz de mudar a realidade do ensino e aprendizagem. Por fim os entrevistados emitiram as suas opiniões sobre as vantagens e as desvantagens em realizar um curso através do ensino a distancia. Concluindo, os resultados da pesquisa mostraram a necessidade de oportunizar a aprendizagem aos funcionários, democratizando o ensino e inovando a maneira de capacitar o treinado
Descrição:
BARBOSA, Marcelo Galdino. Utilização do “NEAD” como mediação para capacitação dos servidores da secretaria estadual de educação da Paraíba (SEDE). 2014. 46f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.