Resumo:
Este artigo discute o modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter (1979) no setor gráfico
de Guarabira-PB. Para tal, é feita, inicialmente, uma discussão teórica sobre estratégia, gestão estratégica e
competitividade sob diversas argumentações. Em seguida, são apresentadas as visões críticas e aplicações do
Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter. O objetivo principal consiste em avaliar a Tipografia e Gráfica
Sales e o seu mercado de atuação, tendo como referência as forças competitivas propostas por Michael Porter
(1979). A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e de campo, orientada por um questionário adaptado
da Escala Servqual, do tipo Likert de 5 pontos, proposto por Terra (2000), em que se busca o levantamento
dessas cinco forças: Entrantes potenciais; poder de negociação dos fornecedores; poder de negociação dos
clientes; ameaça de substituição e intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes. Como resultados
tem-se que, a força de maior influência na organização em estudo trata-se da intensidade da rivalidade entre os
concorrentes existentes, oferecendo subsídios para que a organização implemente e execute ações concretas que
poderão torná-la mais competitiva no mercado.
Descrição:
SALES, Alcineia Santos. Avaliação de uma empresa do setor gráfico a partir do modelo das cinco forças de Porter (1979). 2011. 20f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração)-Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.