Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância de se repensar o ensino de arte com qualidade no ensino médio, na perspectiva de suprir os anseios dos alunos e despertar neles o valor de sua aprendizagem. A pesquisa, de caráter bibliográfico, teve a finalidade de proporcionar aos sujeitos em questão, os educandos, uma oportunidade de melhoria no ensino de arte, após terem sido levantadas algumas questões acerca dos alunos e de disciplinas nessa etapa final de educação básica. A estrutura de pesquisa teve como referencial teórico uma abordagem singular do ensino de artes nas escolas, com foco principal nas ideias de Ana Mae Barbosa, por ser uma pesquisadora e defensora das artes como disciplina relevante no currículo do ensino médio no Brasil. A autora afirma que esta disciplina é capaz de esenvolver o aprendizado do indivíduo não somente para o ambiente educacional, mas também capacitá-los para os demais meios sociais. Ela destaca a importância da formação do educador em arte, defendendo que o mesmo deve carregar uma bagagem de conhecimento tanto teórico como prático, para que, assim, consiga desenvolver um trabalho docente artístico de qualidade, facilitando a aprendizagem do discente. Quanto aos resultados desta pesquisa pode-se apontar que já há significativos avanços neste contexto, com novas possibilidades de trabalho teórico aliado a uma boa prática artística, inovando as aulas de educação artística com as tecnologias
Descrição:
MACIEL, Ieda Lígia Ribeiro. Repensando o ensino da arte no ensino médio. 2014. 41f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.