Resumo:
Atualmente temos visto uma enorme gama de projetos acontecerem nas escolas, esses projetos que tendem trabalhar de maneira interdisciplinar vêm sendo incentivados cada vez mais através de políticas pedagógicas e vem também modificando a forma do fazer pedagógico. O perceber-se interdisciplinar é o primeiro passo em direção à prática e o pensar interdisciplinar (FAZENDA, 2013). Diante do exposto ressaltamos que este trabalho tem como objetivo abrir discussões para a formação de um olhar crítico sobre a realidade social em relação ao uso dos projetos interdisciplinares e visa compreender o sentido das abordagens utilizadas e observar através de enquete como ocorre a inter-relação com a língua inglesa enquanto modalidade de construção do conhecimento. Portanto, foram realizadas entrevistas com alunos do ensino médio e profissionalizante da rede pública de ensino. Os resultados revelaram como ocorre o processo de ensino-aprendizagem através desses projetos e como é percebida a construção do conhecimento por parte do aluno. A implicação da descoberta sugere a forma como os projetos interdisciplinares auxiliam na construção do conhecimento, motivação e integração teoria e prática na sala de aula para a construção de uma consciência crítica e um novo olhar direcionado à língua inglesa.
Descrição:
GONZAGA, Jaqueline de Medeiros. Reflexões sobre o ensino e as práticas pedagógicas: projetos interdisciplinares. 2014. 38f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.