Resumo:
Esta monografia é a materialização da pesquisa de ação realizada em sala de aula da disciplina de História, ministrada aos alunos do nono ano, Turma "A", da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Gomes, em Bayeux, Paraíba. Este estudo surge da necessidade em perpetuar os signos e perceptos, das tradições da cultura nordestina, através da sua reprodução, mais precisamente da Literatura de Cordel, no contexto escolar com temas relacionados com a realidade social dos alunos e da comunidade onde a escola está situada. Esta ação visa evidenciar a vivência, identificação e valorização das manifestações culturais, com o foco principal na construção de um folheto de Cordel, perpassando pela cultura popular com toda sua riqueza de símbolos. A proposta deste trabalho é construir a partir dos alunos, um olhar diferenciado em relação à sua comunidade, para conhecer
por meio de ações planejadas, as manifestações culturais locais, apesar de todas as carências, descobrindo as produções artístico/cultural e, por fim, sistematizar, em forma de Literatura de Cordel, um folheto que aborde as demandas ambientais − descarte inadequado do lixo e os efeitos nocivos à comunidade para assim, contribuir com o processo de ensino aprendizagem.
Descrição:
SANTOS, Vandeilton Gonçalves dos. Identidade cultural: o uso da literatura de cordel em sala de aula – enfrentamento da questão do lixo na comunidade Mário Andreazza. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.