Resumo:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa sobre a educação a distância (EaD), tomando a realidade local do polo de apoio presencial da UAB/UFPB, através de entrevista com o coordenador do polo e questionários abertos com os alguns tutores presenciais e alguns aprendentes. Esse tema foi escolhido devido a importância dessa nova modalidade de ensino que promove a democratização do ensino superior, assim como afirma Barreto (2010). A EaD é que traz novos horizontes, pois, é“uma modalidade de realizar o processo de construção do conhecimento de forma crítica, criativa e contextualizada” (HACK, p. 15, 2011). Nesse trabalho procuramos saber a concepção de EaD e a sua importância segundo a opinião dos tutores presenciais e dos aprendentes. Procuramos também saber quais as principais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem e as principais conquistas para a realidade local, bem como a avaliação que os mesmos fazem a respeito curso e da coordenação. Através desse trabalho queremos confronta nossa pesquisa bibliográfica com as respostas dos nossos colaboradores
Descrição:
ARAUJO, Roberto da Silva. Breve reflexão sobre educação a distância no polo da UAB/UFPB em Mari-PB. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.