UEPB - Repositório Digital

A influência das novas tecnologias no espaço escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jeferson Rodrigo dos Santos
dc.date.accessioned 2016-05-10T18:30:33Z
dc.date.available 2016-05-10T18:30:33Z
dc.date.issued 2016-05-10
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9691
dc.description SILVA, Jeferson Rodrigo dos Santos. A influência das novas tecnologias no espaço escolar. 2014. 31f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A educação encontra-se envolvida pela evolução da própria sociedade, que vive mudanças profundas provocadas pelo avanço das tecnologias eletrônicas e de todos os seus aparatos, entre eles, o computador e a internet, que possibilitaram às pessoas inusitadas formas de informação e comunicação. Esse novo cenário requer novas reflexões sobre a escola, como as tecnologias as adentram, modificam-na e que fatores interferem nesse processo de forma positiva e negativa. A partir da relação vivenciada com professores/as e estudantes no espaço escolar, percebe-se que muitos/as professores/as têm dificuldades para conduzir suas aulas usando ferramentas tecnológicas (Tablet e computador). Mediante essa percepção, emergiram as seguintes indagações: Como se dá a prática educativa dos professores na escola em relação às novas tecnologias? Qual a importância do Tablet como uma ferramenta educacional? Como essa ferramenta está sendo utilizada na sala de aula por professores e estudantes? Quais os resultados alcançados? Visando encontrar respostas para tais questionamentos, o presente trabalho de pesquisa se propôs a analisar e discutir a prática pedagógica do professor mediada pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC),pontuar as principais dificuldades e elencar sugestões que possam oferecer suporte aos/às professores/as na condução de suas aulas, sem minimizar as tecnologias em mero recurso instrumental. Nessa perspectiva, as discussões foram fundamentadas por meio de revisões bibliográficas pautadas nas teorias de Moran, Levy, Kenski e outros. Na sequência, procedeu-se à pesquisa exploratória de caráter qualitativo. Para fim de coleta de dados, foi analisada a escola X da rede estadual de ensino, localizada no Vale do Mamanguape. Foram realizadas pesquisas entre estudantes e professores/as. Os dados coletados apontam para a necessidade de mais discussões sobre a temática em análise pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A influência das novas tecnologias no espaço escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta