dc.description.abstract |
A educação encontra-se envolvida pela evolução da própria sociedade, que vive mudanças profundas provocadas pelo avanço das tecnologias eletrônicas e de todos os seus aparatos, entre eles, o computador e a internet, que possibilitaram às pessoas inusitadas formas de informação e comunicação. Esse novo cenário requer novas reflexões sobre a escola, como as tecnologias as adentram, modificam-na e que fatores interferem nesse processo de forma positiva e negativa. A partir da relação vivenciada com professores/as e estudantes no espaço escolar, percebe-se que muitos/as professores/as têm dificuldades para conduzir suas aulas usando ferramentas tecnológicas (Tablet e computador). Mediante essa percepção, emergiram as seguintes indagações: Como se dá a prática educativa dos professores na escola em relação às novas tecnologias? Qual a importância do Tablet como uma ferramenta educacional? Como essa ferramenta está sendo utilizada na sala de aula por professores e estudantes? Quais os resultados alcançados? Visando encontrar respostas para tais questionamentos, o presente trabalho de pesquisa se propôs a analisar e discutir a prática pedagógica do professor mediada pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC),pontuar as principais dificuldades e elencar sugestões que possam oferecer suporte aos/às professores/as na condução de suas aulas, sem minimizar as tecnologias em mero recurso instrumental. Nessa perspectiva, as discussões foram fundamentadas por meio de revisões bibliográficas pautadas nas teorias de Moran, Levy, Kenski e outros. Na sequência, procedeu-se à pesquisa exploratória de caráter qualitativo. Para fim de coleta de dados, foi analisada a escola X da rede estadual de ensino, localizada no Vale do Mamanguape. Foram realizadas pesquisas entre estudantes e professores/as. Os dados coletados apontam para a necessidade de mais discussões sobre a temática em análise |
pt_BR |